REVIEW - eFootball 2022 (versão 1.0 com DREAM TEAM)


Pouco conteúdo e potencial na gameplay

Avaliado na plataforma "PS4 BASE"

    Após um lançamento conturbado em setembro de 2021 e uma atualização básica que melhorou a gameplay de uma forma considerável em novembro a Konami lançou em 14 de março de 2022 a versão inicial de eFootball 2022, com sua versão 1.0.

    A atualização melhorou de forma considerável os gráficos do game (aparentemente a resolução foi aumentada para o padrão da plataforma de 1080p), ganhou polimento e teve sua gameplay alterada aprimorada em relação as versões anteriores (9.0 e 9.1). Uma semana depois o jogo recebeu sua temporada 1 (SEASON 1) contendo seu principal modo de jogo, o DREAM TEAM.

    Avaliando de forma simples, basicamente não há conteúdo para o público off-line do jogo, apenas 9 equipes disponíveis, 2 dificuldades diferentes que podem ser selecionadas, tempo reduzido de jogo (5 minutos) inviabilizam qualquer diversão para jogar contra a CPU ou tirar um racha com um amigo offline. Infelizmente a direção da KONAMI está no modo de jogo online (DREAM TEAM) e ela não faz nenhum esforço para esconder isso. 

    Quando os times e as opções estarão disponíveis no Offline? Ninguém sabe. Falar de modos clássicos como MASTER LEAGUE ou BAL (Become a Legend) então.... não há previsão de nada. 

     É uma pena, em poucos testes que se pode fazer dentro das poucas opções disponíveis é possível ver que o jogo teria bastante diversão com modos offline, tudo por causa de uma gameplay que está boa e de uma Inteligência artificial que aparentemente está bem variada, mas é pouco tempo até mesmo para avaliar isso.

    Nos modos online a temporada 1 oferece uma liga com 10 divisões para acesso e outros desafios simples, nada muito profundo. 

    A liga obriga que você jogue com um time montado no "DREAM TEAM". O modo acerta bastante ao dar possibilidades de se contratar jogadores diretamente com GP (lembra muito a saudosa Master League) e permitir um controle total sobre as formações, não mais ligadas ao treinador como no antigo "MyClub" do PES. Isso já rende bastante diversão. Os treinadores tem esquema de proficiências por estilos (posse de bola no ataque, contra ataque, por fora, etc.) e os jogadores também possuem as características. Nos jogadores estas características podem ser evoluídas para entrosar com o estilo do técnico e também nos jogadores eles podem ser melhorados em aspectos técnicos (destreza, defesa, etc.), isso possibilita que os jogadores sejam diferentes quando jogam entre os times e rende possibilidades variadas de evoluir jogadores e times em geral, quando se pega as manhas é possível notar aspectos bem legais da mecânica e no final diverte bastante (o mais importante).

    Tecnicamente temos um jogo bonito mas com problemas de otimização (noto muito isso nas partidas no estádio eFootball stadium)... é um título que carece de melhor polimento e não sabemos se isto ocorrerá no PS4 (na antiga geração). É uma pena. O PES 21 parece mais bonito e polido...

    As cores e navegabilidade dos menus são de gosto duvidoso, tudo parece meio amador e feio, um problema dos últimos anos da Konami e parece que chegaram ao topo no eFootball. Ao menos as músicas são boas e grudam na mente, estão em boa quantidade também, um ponto favorável.

    Na gameplay temos coisas muito legais, o principal com certeza é que quando tudo funciona é possível notar os bonecos bem mais soltos do que qualquer titulo recente da Konami. Da um gostinho de Winning Eleven. Jogadores que giram, que vc muda de direção, driblam.... com certeza a Konami mudou a engine do jogo para ter esses benefícios. Com o tempo tudo pode melhorar. Há novos comandos de chutes fenomenais para chutar no gol, cruzar.... acredite depois de acostumar tudo parece natural e é divertido. No online temos a tradicional oscilação das conexões,,,, quando tudo funciona, quando nada funciona e isso as vezes frustra demais. 

    Não ter uma opção de simplesmente fazer um amistoso online com um amigo é lamentável, parece tão simples e não ter é desanimador. 

    Na defesa tudo rola mais manualmente que o PES, posicionamento, botão de contato e marcação dupla mudaram bastante e contam muito, é desafiador mas é muito mais recompensador. A maior dificuldade ao marcar e os bonecos mais soltos geram dribles e contra ataques divertidos, quando tudo funciona é muito bacana e mostra um potencial incrível.

    O formato continuo de temporadas e de atualizações, ao invés de um jogo travado num ano apenas, da a possibilidade de ter um bom horizonte, aparentemente o game só terá a ganhar com o passar do tempo. Resta aguardar o que a Konami irá fazer para entregar de forma prática o potencial que o game oferece para os jogadores.

GRÁFICOS:   7.0

MÚSICAS:  8.5

EFEITOS SONOROS: 7.5

GAMEPLAY:  8.0

DIVERSÃO:  7.5

GERAL (não é uma média):  6.5




Comentários